quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Como surgiu a idéia

Há tempos sou "um pouco socialista". Minha família é simpatizante do PT e tive bons professores que me ajudaram a criar uma consciência crítica.

No início dos anos 2000, tive a oportunidade, numa viagem de colégio, de conhecer o assentamento "Conquista da Fronteira", do MST, em Dionísio Cerqueira (extremo-extremo-oeste de Santa Catarina). Lá, 60 famílias vivem de modo coletivo.

Em 2003, entrei para a Pastoral da Juventude. Foi o fator mais importante nesse processo. Ali, cultivamos valores de fraternidade e igualdade. Descobri o quão importante é a vida comunitária.

No início de 2007, conheci um amigo que morou algum tempo em Cuba. Fiquei maravilhado ao ouvir seus relatos. Me deu uma grande vontade de morar num lugar assim, onde não haviam luxos, porém não havia pobreza.
Como sei que dificilmente viverei tanto tempo para ver um Brasil socialista, comecei a pensar que estaria a meu alcance sonhar com uma comunidade socialista. Um lugar onde poderia viver com outras famílias, partilhando os frutos do trabalho e os sonhos num mundo diferente.

Procurando na internet, descobri que já haviam várias experiências assim. Gostei de uma comunidade alemã, a
Kommune Niederkaufungen.

Fui sonhando. 2007...2008...2009.


No início de 2009, durante a fantástica jornada "
Kombinando Sonhos", vivenciamos durante 36 dias uma grande experiência comunitária socialista: éramos 5, dividindo a mesma kombi, a mesma comida, os mesmos colchões infláveis, as mesmas casas carinhosamente cedidas pelos/as pejoteiros/as no caminho, as mesmas dificuldades, os mesmos sonhos... Cada um entrou com igual quantia em dinheiro, e as decisões eram coletivas. Foi sensacional!

Partilhei com os kombatentes a ideía da comunidade socialista. O sonho já não era só meu.


Nesta semana, mais especificamente em 10.ago.09, na volta de uma reunião, partilhava isso com uma grande amiga, a companheira Elena. Como foi bom ficarmos divagando, sonhando como isso pode ser.


Sim, a idéia pode ser meio doida. Mas tenho grandes convicções de sua aplicabilidade.


Agora é hora de ampliar. De chamar mais gente pra ajudar a construir essa idéia.


Por isso hoje, em 12.ago.09, nasce este blog. Para que mais gente possa contribuir na gestação desta "criança".


"Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces." ( W. Shakespeare)

6 comentários:

  1. olá kompanheiros...
    Isso me parece com algo que já tenho visto.E ser parecido é mera coincidencia!!!heheh

    Mas é sonhamos tanto com isso, e agora não temos outra alternativa se não buscarmos realiza-lo.
    Eu pessoalmente n vejo mais outra alternativa,pra mim é questão de sobrevivencia!!!heheh
    E vamos juntos construir, amadurecer e propor pra sociedade que ainda existe a esperança e que outro mundo é possivel sim e na pratica!!!
    Amados e amadas bem vindos a nossa mais nova aventura onde KOMBINAR é o jeito mais eficaz de se construir coletivamente e realizar nossos sonhos...
    SOU KOMNHEIRA !!!!Iva

    ResponderExcluir
  2. "Kombinar"
    já diz tudo não é?
    Tudo que kombina é agradável, da certo, leva jeito..
    Rodrigo você é uma pessoa incrível..
    Eu acredito ser possível essa forma de vida, pois tudo que permita o amor se desenvolver e dar frutos é plausível..
    Eis uma forma de koncretizar tudo que tanto sonhamos.. vida acima de tudo.. amor.. doação.. vivência em comunidade.. estudo.. trabalho digno.. vida simples e sustentável..
    que o universo diga Amém.. e que tudo isso se torne realidade.. eu dou o maior apoio.. e estarei lá para a inauguração da nossa casa...
    não percamos o entusiasmo... e mãos a obra..
    bjooo

    ResponderExcluir
  3. "Sonho que se sonha só, é apenas sonho, mas sonhos que se sonham juntos, esses sim podem ser realidade"...

    - Acreditando que um novo mundo é possivel!!!

    Abraços e Força na Luta!!! (juntos)

    Henrique Pejoteiro
    PAZ E BEM
    http://henriquepejoteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. bahhh...
    tri legal essa idéia!! uma forma de se pôr o sonho de outro mundo possivel na prática.

    quando esse sonho sair do papel, o meu desejo é que outras pessoas vejam que ele é possível e que sigam o exemplo. é com pequenas iniciativas que conseguimos mudar o mundo...

    sonhamos juntos sim! colocamos em pratica sim! juntos somos mais fortes, sempre.

    Mãos à obra!!
    Tens mais uma adepta à esse sonho.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá companheiros,
    é com muita alegria que vejo que meus sonhos, não são só meus... São de todos aqueles que esperam que nossa sociedade se torne uma comunidade que abrigue a todos sem distinções. Nesse começo de 2010, pudemos ver o que a ação do capitalismo selvagem vem causando com nossa Casa... E com isso, só temos uma saída, a implantação do socialismo. Enquanto isso não acontece perante Estado e/ou Nações, nós socialistas, poderíamos sim começar a planejar comunidades socialistas, pois vejo, que essa é a única saída viável para o desmatamento do meio ambiente, a pobreza e muitos outros males que nos assolam diariamente.
    Companheirada, contem comigo pra esse projeto, pois só assim teremos uma sociedade igualitária e que todos tenham oportunidades...

    MSN: caio_free08@hotmail.com
    E-MAIL: caiocesarfelix3@yahoo.com

    ResponderExcluir
  6. olá kompanheiros!
    venho lhes fazer um convite.
    Recebi a proposta de ter um lote ou mais, quem sabe, no assentamento abril vermelho, no municipio de santa bárbara, a 100 km de belém. pensei na possibilidade de criarmos uma komunidade lá, e a partir dessa experiencia, iniciar a concretização do sonho da komunidade.
    o que acham????????

    ResponderExcluir